domingo, 28 de agosto de 2011

Erro (que pode ser) fatal...

Na sua doentia obsessão de redução do défice, o governo de Passos Coelho, (a reboque dos ricaços franceses que resolveram “dar uma de patriotismo” oferecendo os seus préstimos para ajudar a resolver a crise do seu país), já nos permitiu ver uma luzinha (lá longe, ao fundo do túnel) que nos permite ter dúvidas acerca da possibilidade de taxar esses “pobres, donos do dinheiro”, que à custa de tanto suor e lágrimas (não deles, mas de outros) conseguiram amealhar fortunas “misteriosas e avultadas” (total ou parcialmente transferidas e bem guardadas em offshores).
Será que os nossos governantes estão doidos? Perderam as estribeiras? Não conseguem enxergar o enorme erro que estão a cometer? Já pensaram nas consequências que daí podem resultar? Já imaginaram a possibilidade dessa rapaziada entrar em stress? (já nos basta o stress bancário!).
Oh meus senhores: qual é o motivo que vos leva a querer acabar com os ricaços? Acabem primeiro com os “ricos” que criam empresas e emprego, esses sim verdadeiros perigos públicos. Salvem os endinheirados que só “trabalham”com o dinheiro. São eles que lhe conferem e salvaguardam o ar sagrado que muitos lhe atribuem…
Atrevem-se a fazer este “sacrilégio” porque eles são uma pequena parte da sociedade Portuguesa. Se fossem tantos como aqueles a quem brindastes com abaixamento de salários, congelamento de carreiras, assaltos ao 13º mês, diminuição de comparticipações na saúde, aumento de impostos, congelamento de pensões de reforma… eu queria ver se eram capazes de lhes fazer uma patifaria destas!
Não nos façam passar pela vergonha de taxar os rendimentos do dinheiro dos especuladores e outros que tais…
Já imaginaram o pânico que eles devem sentir, só com o medo de serem assaltados ou que alguém os obrigue a justificar a fortuna? Poupem estes “miseráveis” sem direito à justiça, porque se o tivessem, tinham que ser presos (coitados!).
Entrem todos os dias nos bolsos dos pobres e remediados, criem um grupo de trabalho de supra sumos e obriguem-nos a um brainstorming permanente para inventarem formas de nos lixar, mas mexer nessa gente, nunca! Eles são a esperança de muitos portugueses que sonham ficar ricos, investindo na bolsa, não pagando a quem devem, “surrupiando”, jogando no euromilhões, no totoloto, no loto espanhol, na lotaria, nos casinos, nos tascos e em casas particulares.
Senhores governantes, membros da Assembleia e restantes excelências: Por favor não roubem o sonho de tantos e tantos portugueses! Lembrem-se que o sonho comanda a vida e que esses ricalhaços são o “modelo” de muitos.
Não perturbem quem nunca conseguiria justificar a “proveniência do milho”…
Quem com ferros mata, com ferros morre e… amanhã pode calhar-vos em sorte!
Acabem mas é com os pobres! Já viram a poupança que seria se os não endinheirados morressem uns anos antes?! (não me digam que ainda não pensaram nisso!) Tenho a certeza que sim, quando analiso o tipo de cortes na despesa, do Ministério da Saúde.
Porca miséria, que é como quem diz: PQVP! «Peço (a Deus) Que Vos Perdoe!», para citar a minha avozinha.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

I(responsáveis)

Miguel Relvas, ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares, denunciou que foram "encontradas numa sala" do Instituto do Desporto de Portugal, facturas não contabilizadas, no valor de 6,78 milhões de euros
O ex-presidente do Instituto do Desporto de Portugal, Luís Sardinha, negou que existam facturas não contabilizadas, garantindo que não há facturas nem dívidas escondidas no IDP.

Sem necessidade de grandes análises, qualquer mortal conclui que um deles está a mentir com quantos dentinhos tem na boca, preferindo eu que seja Relvas o mentiroso, porque sempre é menos uma dívida que temos que pagar e sempre é menos um rombo na nau do Partido Socialista, a que pertenço, contra a baixa política, os golpistas e os oportunistas…

Desconheço os motivos pelos quais este assunto veio para a praça pública sem ser esclarecido entre os anteriores e os actuais responsáveis (digo esclarecido e não camuflado ou sem consequências, se for verdadeiro). Sei, sim, que situações destas, em nada dignificam a imagem dos nossos políticos e consequentemente, do nosso país, interna e externamente, o que vai afectar a nossa credibilidade com o muito provável aumento dos problemas com que nos debatemos junto daqueles que nos financiam… e não só!

Seja como for, a notícia já correu mundo e agora só resta apurar responsabilidades dos anteriores e/ou dos actuais governantes e agir em conformidade, sendo implacáveis com os “encobridores” e/ou com os “caluniadores”. O que não pode acontecer é aquilo a que já quase nos habituámos… nada passou de um mal entendido e fica tudo em águas de bacalhau!

Que venha de lá essa tão proclamada Verdade e que essa tão malfadada Justiça comece a funcionar de uma vez por todas. Cada um tem que assumir aquilo que faz e o que diz… para que o triz, que nos separa do abismo, não morra de reumatismo!

Como se diz em futebol “Colem a bolinha à relva e honrem a camisola”!

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Special zero

As “fitas”com que o ex-special one nos tem brindado ultimamente só podem ser devidas a um qualquer problema de saúde que lhe está a afectar drasticamente a capacidade de raciocínio. O patamar que atingiu exige que seja um gentleman e que demonstre fair play em todos os jogos, pois só assim será um bom exemplo para os milhões de admiradores que conquistou em todo o mundo. (maus exemplos já temos demasiados)
Para continuar a merecer admiração e respeito, Mourinho tem que colocar a sua formação e a sua competência técnica ao serviço do futebol para que ele se aperfeiçoe cada vez mais como jogo e como espectáculo, que as pessoas possam usufruir em tranquilidade e com prazer…

Apesar de nos últimos anos o Real se ter entretido a comprar “vedetas” (nem sempre de futebol) enquanto o Barça cuidava da formação de jogadores e da suar organização interna, é inegável a “enormidade”do clube madrileno… e são já muitas as atitudes de Mourinho que revelam uma pequenez que, não é compatível com a grandeza do clube e podem colocar em risco a sua carreira de treinador de topo.
Penso que se Mourinho teimar em continuar a barafustar contra tudo e contra todos e só “cuidar” do seus “meninos”, brevemente ficará isolado, sem aceitação e sem reconhecimento, passando a ser um treinador vulgar… As escadas da fama são as mesmas das do fracasso, a diferença é estar a subi-las ou descê-las!
A estratégia de se vitimizar perante o rival Barcelona, culpando as arbitragens pelos seus maus resultados não está a resultar e se, em vez de se concentrar no seu trabalho, continuar a agitar fantasmas e a lutar contra ventos e marés, a situação tem tendência a agravar-se.
Mourinho fez subir o nível de jogo do Real, mas por muito que lhe custe o futebol do Barça está num nível ainda superior, que salta à vista cada vez que as duas equipas se defrontam. Só lhe resta continuar a trabalhar e tentar enfraquecer a estrutura do rival, que é muito, muito, muito forte.
O comportamento de Mourinho no jogo da segunda mão da Supertaça espanhola foi (mais uma vez) vergonhoso, impróprio de quem quer que seja.
O mundo do futebol está a ser negativamente afectado com estes seus desvairos e penso que muitos portugueses se sentem envergonhados com estas atitudes do seu herói recente.
Não sei se Mourinho anda a fazer “tudo” para o mandarem embora ao aperceber-se da sua espinhosa missão em Madrid… Se for esse o caso o seu comportamento não é menos reprovável, antes pelo contrário!

Aquilo a que temos vindo a assistir é muito feio. Mourinho, em minha opinião, precisa de parar para pensar, se não quer sair pela porta pequena lateral. Será bom que assuma os seus próprios erros, mas isso ele não faz… A sua exagerada auto estima e a falta de auto controlo das suas emoções, serão apenas dois deles, pois outros comete, que não interessam para aqui agora…
No dia em que o vir pedir desculpa pelos seus comportamento reprovável voltará a ser o meu special one, (porque ele é excelente em muitas coisas) que o futebol precisa.
Até isso acontecer: zerinho para ele!

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

TTTTTTTTTTTTTTTTGGGGGGGGV….

Do encontro entre o nosso ministro da Economia Álvaro Santos Pereira e o Ministro do fomento Espanhol José Blanco, ocorrido hoje, ficámos a saber pela boca do nosso governante que “o Governo português tomará a decisão sobre a rede de alta velocidade em Setembro, que procurará articular com as autoridades espanholas”.
Depois de anunciar internamente que não há TGV para ninguém o PSD começa a gaguejar neste assunto, como aliás era de prever, dados os compromissos assumidos com concursos e principalmente com o Governo Espanhol, que facilmente se imagina, envolvem muitos milhões. A agravar a situação está o facto de o TGV ser apadrinhado pela união Europeia que se disponibiliza para uma avultada comparticipação…
Sinceramente não acredito que Portugal consiga suspender o projecto da alta velocidade embora acredite que tenha capacidade para obrigar a Espanha a mudar a bitola até à fronteira francesa. Pode haver um pequeno adiamento, que permita ao Governo sair de cara menos suja, mas isso não evita que a inexperiência de Passos Coelho venha ao de cima, com as consequências políticas que a oposição não deixará de aproveitar…A falta de dinheiro de Portugal há-de resolver-se a contento dos mais fortes (e quanto a mim muito bem) porque Portugal não pode ficar isolado, a “ferroviar” sozinho neste canto da Europa. O PSD vai, em minha opinião, ter que acabar por meter a viola no saco, porque, neste particular, Sócrates sabia do que falava.
O PS via no TGV o facilitismo “absorvido” por Sócrates na Universidade Independente, o PSD arrastou o TGV para o pessimismo que lhe convinha e ajudou a ganhar as eleições para ao serviço dos “feudais”, impunemente, entrar no bolso de quem vive do seu trabalho.
Em minha opinião O TGV é para continuar! Desconheço a forma como vai ser feita a sua aceitação pelo PSD, mas acredito que as “mentes brilhantes laranjas” acabarão por encontrar facilmente uma maneira, nesta época de “come e cala-te” em que vivemos, com a cumplicidade do PS, que por ter borrado a escrita toda, ficou sem pio!
Ligar Portugal, por via ferroviária, ao resto da Europa é imprescindível. O que se pede a quem governa é que o faça e se deixe de tretas.
O TGV é um bom motivo para cortar nas “escandalosas obesidades” do Estado e para taxar os avultados rendimentos do capital!
Alguém me consegue dizer um meio de transporte de mercadorias mais económico e menos poluente do que o comboio? De alta velocidade ou não ????, mas a fazer-se…
Se sentirem dificuldade para dar a volta ao texto, chamem o Dr. Santana Lopes. Ele fará isso com primor e aposto que a primeira viagem não vai ser de mercadorias, vai ser de santanetes!

Afinal… em que ficamos?

O senhor ministro das finanças terá afirmado que na Defesa e na Administração Interna as hierarquias tomaram decisões de progressões que terão ido contra o estabelecido no Orçamento do Estado para 2011. Esta declaração provocou uma reacção enérgica de 14 Associações que congregam elementos das forças de segurança, que pretendem que seja esclarecida a questão das alegadas irregularidades nas promoções, referida pelo senhor ministro.
Algo volta a não bater certo com este senhor, que admito que seja competentíssimo, mas me parece estar a ser vítima de envelhecimento rápido, a avaliar pelas transformações sofridas no seu semblante depois que assumiu funções governativas. Apesar do seu discurso (demasiado) pausado, para mim, são evidentes os sinais de cansaço e a falta de segurança e determinação.
Custa-me a crer que as suas afirmações tenham sido levianas, mas têm razão as forças policiais e os militares ao quererem ver fundamentada esta acusação, que a ter existido é muito grave e exige punição severa.
O silêncio neste caso é mau conselheiro, porque os sacrifícios que estão a ser exigido aos portugueses obrigam a transparência máxima na aplicação da lei. Já basta a lei da “pilhagem” não contemplar os rendimentos do capital, só faltava agora haver diferentes pesos na sua aplicação àqueles que abrange!
Nós sabemos que a herança não é fácil e que o mar agitado pelas associações sindicais dificulta a chegada do “barco” a bom porto, mas é preciso descalçar esta bota, em nome da seriedade e da equidade políticas com que o seu chefe de Governo enche a boquinha cada vez que nos lixa.
Num país democrático ninguém deve viver acima da lei! Como várias vezes ouvi dizer nas hostes do seu partido: a verdade acima de tudo!


PS - Se achar por bem, telefone a Santana Lopes, cujos conhecimentos o “dispensam” de fazer o que quer que seja na Misericórdia (para não estragar) e peça-lhe para o assessorar na imagem! Tem que livrar-se rapidamente desse seu ar de cansaço permanente!

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

… por terras de Sua Majestade!

Estabelecimentos e casas saqueadas e incendiadas, viaturas em chamas, pilhagens de toda a espécie, agressões bárbaras, vandalismo inqualificável e inaceitável é o que nos chega de Inglaterra, supostamente um país de primeira, civilizado, de etiqueta e boas maneiras (costumes nem tanto!)
Durante quatro dias foi um autêntico pandemónio. A barbárie saiu à rua para nos dar a conhecer o pior da “alma inglesa”, já vista em menores proporções nos estádios.
De pouco adianta lamentar o que se passou, porque os enormes danos humanos e materiais já ninguém os tira sendo agora urgente olhar para a frente, no sentido de os minimizar o mais possível e sobretudo aprender com esta trágica lição, tentando descortinar-lhe as causas e ataviar meios que evitem a sua repetição, quer em Inglaterra, quer em qualquer país europeu ou do resto do mundo.
Não há motivos que justifiquem danos indiscriminados em inocentes! As pessoas devem ser livres de manifestar os seus pontos de vista e de demonstrar o seu descontentamento nas ruas, mas não podem provocar desacatos semelhantes aos que assistimos. Num caso destes a intervenção das forças da ordem tem que ser rápida e eficaz, de forma a controlar a situação, antes que adquira proporções gigantescas muito difíceis de sanar.
Esta violência gratuita deve-se a quê?
Parece-me evidente que não há uma causa, existem variadíssimas de toda a espécie, mas a que não é alheia a falta de valores que (des)norteiam as famílias, a escola e as instituições de uma maneira geral.
Muitas crianças e jovens são educados sem “margens”, em liberdade total, sem regras e com tudo à mercê…por adultos que já foram criados nas mesmas condições. É claro (para mim) que um dia isto vai dar borrasca da grossa e só espero que este exemplo Inglês não tenha eco na juventude/ sociedade Portuguesa, porque este tipo de violência só contribuiria para piorar a nossa débil situação e agravar os problemas que nos afligem.
Estou em crer que vamos continuar a contrariar aqueles que dizem que Portugal não é um Pais lindo, acolhedor, pacífico, com futuro, onde as pessoas se respeitam (com aqueles senãos que às vezes nos entristecem, mas longe das “amostras” que nos chegam do exterior, de países e instituições que vêem o cisco nos nossos olhos, mas não vêem a tranca nos olhos deles).
A nossa credibilidade política continua em baixo e isso não favorece o empenhamento em causas vitais comuns, mas no que respeita à paz e à tranquilidade pública temos que dar as mãos para as garantir, repudiando a violência, que sempre acaba por penalizar mais os inocentes, os mais pobres e os mais fracos.
É nosso dever cívico denunciar os casos de extrema injustiça que existem na sociedade portuguesa, mas temos que saber renunciar à violência indiscriminada e gratuita.
Temos que estar atentos às americanices, às inglesices, às francesices e outras ices que aniquilam e assumir de vez por todas a nossa condição de portugueses conquistadores, laboriosos e competentes. Se somos bons nos outros países para onde emigramos, porque não havemos de sê-lo no nosso?!
O que se passou em Inglaterra mostra bem que o país de sua Majestade deixa muito a desejar, como verniz caduco a estalar por todos os lados… A linhagem está a “parir” monstrozinhos!

domingo, 7 de agosto de 2011

Lixo tipo AA+

Para mim os EUA são “filmes de terror”, com a agravante de, contrariamente ao que posso fazer com os filmes, tenho que os suportar e assistir às suas atrocidades bárbaras…
Sinto náuseas quando verifico os pesos e as medidas com que se avaliam os EUA comparativamente com os restantes países do mundo. Sinto revolta contra as mentes perversas que apenas conhecem a grandeza e o poder como regra e que se aninham como cordeirinhos mansos aos pés dos tiranos.
O que se está a passar com as agências de rating, relativamente à avaliação da dívida Portuguesa e Americana é um atentado à nossa inteligência que só pode ser devido ao facto de nós sermos impotentes para lhes meter medo, contrariamente ao que eles fazem com os outros países, escudados no seu poderio bélico.
A Europa adormecida nas mãos da NATO, teima em ignorar a necessidade de uma “defesa própria” que lhe permita debater e negociar com os EUA e com outras superpotências as grandes questões mundiais de igual para igual. Não se trata de voltar aos tempos da guerra fria, mas sim de evitar que os Americanos continuem impunemente a fazer o que lhes dá na real gana, em seu proveito próprio.
As Forças Armadas da Europa (a criar urgentemente) são absolutamente necessárias, mas a “cumplicidade” de Merkel e Sarkozi (e outros líderes europeus) na rapina dos países pobres tem provocado o adiamento constante desta iniciativa. Uma tal “força” deve ser um garante da Paz mundial, articulando as suas estratégias com a NATO se necessário for, mas nunca estar sob a sua alçada dominadora.

Começam a ser conhecidas pelo cidadão comum as artimanhas americanas para dominar o mundo. Os petrodólares, os “assassinos económicos de Países”, as guerras e as invasões são apenas parte da face negra que uma poderosíssima máquina de propaganda tenta minimizar e esconder.
Os EUA são um lixo, poderoso e dominador é certo, mas de tal forma mal cheiroso, que acabará por liquidar os próprios americanos se nada for feito de radicalmente oposto ao que foi feito nas últimas décadas. O “Deus” que já foram está a transformar-se em Diabo, devido à ganância e ao desrespeito e ao poder discricionário que abraçaram.

Senhor Obama: O Mundo está de olhos postos nos EUA e mesmo com todo o poder que vos “endeusa”, chegará o dia em que vão ter que baixar a bolinha!
Por muito que o Tesouro tente denegrir a vergonhosa (por muito excesso) notação da Standard & Poor's, hoje sabemos que os EUA são uma enorme fraude que não queremos copiar!

terça-feira, 2 de agosto de 2011

O Jardim de D. Alberto

Alberto João Jardim voltou a ser igual a si próprio, desta vez com um radicalismo de bradar aos Céus, numa linguagem falada e gestual imprópria para consumo! Aquele “pirete” (qu deixei de ver nas TVs) depois das baboseiras com que mimoseou as oposições e os jornalistas ultrapassa o minimamente aceitável.
É demais! Alguém tem que pôr mão nisto! Hitler teve inicialmente o apoio popular e nem por isso a sua política pode, jamais, ser tolerada… quanto mais apoiada!
Não sei de que é que o menino Passos Coelho está à espera para lhe dar um valente puxão de orelhas e o meter na ordem, como é seu dever partidário, enquanto líder do PSD e institucional, como 1º ministro de Portugal. A Democracia não pode permitir estes devaneios. Temos que respeitar os loucos, mas não podemos permitir que nos governem.
Não consigo descortinar o que pretende Alberto João desta vez, pois ele (que não conhece Paulo Portas) conhece, certamente, bem as restrições impostas pela troika… Será que ficou zangado com a não ida de Passos Coelho à Madeira? E por que é que Passos Coelho não foi à Festa de Chão da Lagoa?
Estou também muito admirado com o comportamento de Cavaco Silva, a quem um dia Jardim chamou de Sr. Silva e ficou quedo e mudo, pois, enquanto Presidente da República, tem o dever de zelar pela imagem de Portugal e esta triste figura de João Jardim em nada dignifica o Estado Português.
Será que Cavaco Silva também tem medo dele? Quem manda é o Presidente da República ou o Presidente do Governo Regional da Madeira?
Tal como qualquer cidadão, Jardim não pode viver à margem da Lei Portuguesa. Todos vemos que vive, só o PSD, o Governo, o Senhor Presidente da República e os Tribunais é que não!
O que terá, será ou saberá João para ninguém lhe ir à mão?!

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

FFF

O Fado está triste! Só o Futebol resiste! Fátima lá está… à espera de quem lá vá!
Esta gigantesca crise que está a abalar o País e que não se sabe muito bem quando vai acabar, (muito pelo mau exemplo dos que nos governam) vai, muito provavelmente, fazer-nos voltar ao fado da desgraçadinha, cantado nas feiras e vendido em folhetos. As “cenas de faca e alguidar” já começam a ocorrer um pouco por todo o Portugal… algumas com finais trágicos!
A estúpida gente que nos governa está a levar-nos para o charco, mostrando-se completamente incapaz de mobilizar os portugueses.
São cada vez mais os que deixam de acreditar na política e nos políticos, com as graves consequências que daí podem advir.
Exemplos de radicalismo chegam um pouco de todo o mundo, ao qual temos escapado, para nosso bem comum.
Costuma dizer-se que casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão, mas o problema é que diariamente sentimos que a casa tem pão, que vai alimentando as “escandaleiras” dos finórios, dos golpistas, dos…, dos…, dos…, dos coronéis e desses que bem sabeis!
Muito sinceramente temo pela nossa segurança e dói muito ver Cidadãos de Alma Grande serem sujeitos ao vexame de lhes quererem roubar o futuro.

Neste marasmo económico em que vivemos, salva-se o Futebol onde a mercadoria humana qualificada de alto nível enche os cofres dos principais clubes gerando a expectativa dos mais pequenos, a quem de vez em quando lá sai o totoloto, mas que, para seu mal e desespero, têm que viver sem euromilhões.
O Futebol está pujante! Emociona-nos, haja Deus! Tem matéria-prima que baste, compra e vende que se farta, contrariamente ao “resto”do país. Em termos de exportações (que parecem ser a única salvação para a nossa economia) a balança futebolística pende a nosso favor. A dívida (se existe) está controlada. Não consta que se tenha deixado de realizar qualquer transacção por falta de confiança dos mercados… Até pelos noticiários ficamos com a sensação que Portugal gira à volta do futebol, onde o “metal” rola a rodos!
Já ninguém se importa que o Benfica, o Porto ou o Sporting joguem com onze estrangeiros em campo, desde que ganhem… e muito poucos são os que se lembram dos tempos em que o Benfica (e não só) não admitia estrangeiros…
Talvez não fosse de todo descabido substituir esses senhores juízes, advogados e outros doutores da política por Mourinhos, Vilas e Paciências…

Fátima, a quem acabamos por recorrer nas horas de aflição, lá continua à nossa espera convidando-nos a olhar para o alto para pedirmos um milagre em que ainda acreditamos, mas cada vez menos convictamente. As peregrinações continuam, mas as esmolas, segundo o testemunho de alguns crentes que conheço, definham. Nada que se compare à crise profana, mas longe dos velhos tempos…

Deus há-de valer-nos, mas enquanto isso não acontece, está na hora de acrescentar F… aos FFF de antigamente!