terça-feira, 30 de julho de 2013

Mo(n)ções

Mo(n)ções
Úmidas ou secas as monções são sempre “sinal” de tempestade. Embora sejam caraterísticas do sul e sudeste asiáticos, com a chegada a Portugal da Democracia (eu penso que não a conquistámos… foi ela que veio pelo próprio pé) as mo(n)ções foram adotadas pelos governantes como medida de salvação para os partidos políticos (inundados de “fala baratos” incompetentes, vigários e oportunistas) sempre que o governo tremelica,
Ao abrigo do novo desacordo ortográfico, os políticos chamam-lhes moções…
De confiança ou de censura, o objetivo é sempre salvar a própria pele, tendo em conta próximos atos eleitorais, numa tentativa desesperada de iludir o óbvio, pois todos sabem que o povo tem memória curta, associada à extraordinária capacidade de converter os erros de hoje em virtudes de amanhã.

Foi-se a mo(n)ção do Gaspar
Veio a moção do Coelho
Quem é que há de aguentar
O Paulo a meter o bedelho?

O Cavaco assim quis
Pra quebrar o seu tabue…
Mas que mal é que eu fiz?
Vão mas é apanhar no cue…

Um alfobre de intrujões
Leva Portugal à ruina
Sempre a prometer futuro

Vendilhões de ilusões
Ao virar de cada esquina
Sempre à espreita de um “furo”…

Post Scriptum

Se alguém tivesse tempo para me “explicar” José Seguro no” filme” MISS SWAP… Agradecia!

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Que País é este?

Que País é este?

Segundo rezam estatísticas do conhecimento público, depois da vaga de despedimentos de pessoas que trabalhavam para o Estado e dos “esforços” governamentais para reduzir custos, os gastos do Estado com pessoal estão 4,8% acima do que se verificava no ano passado por esta altura e as despesas de capital do Estado, onde se inclui o investimento, baixaram  18,2% até Junho.
È caso para dizer: Oh Passos vai tocar tangos prá tua rua, vai-te embora que esta casa não é tua!

Os hipócritas fedorentos
Que assaltaram a Nação
Estão cada vez mais nojentos
Cheiram a putrefação!

Estamos no fundo do abismo
Nada resiste à podridão
É o reino do cinismo
Alastra a corrupção!

Está na hora de por fim
A tanto descaramento
Sistemático e ruim

É chegado o momento
De tirar o cu do selim…

Palavras? Leva-as o vento!

terça-feira, 23 de julho de 2013

Assim a modos que … suínos canibais!

Assim a modos que … suínos canibais!

Portugal está cada vez mais à míngua
E a nossa divida não para de aumentar
Os políticos só sabem prometer e dar à língua
Depois do nosso voto, mandam-nos passear!

Do Estado, as reformas estruturais
Não passam de cortes cegos na despesa
Estamos perante um bando de canibais
Sentados ao redor de farta mesa.

Ao serviço dos grandes especuladores
Lacaios fiéis de Merkel e seus apoiantes
Converteram Portugal em “casa dos horrores”

É assim uma espécie de suínos bem- falantes
De canudo privado, mas senhores doutores!
Anões intelectuais, armados em gigantes!


Post Scriptum
“Sábio “ desempenho do Senhor Presidente! Depois de vários dias de tabu, arranjou maneira de ficar tudo na mesma, as cúpulas partidárias ficarem satisfeitas e abriu caminho para mais regabofe no “séquito”…
Já agora, alguém me explica o que foi o Seguro fazer àquela negociata?

Ou me engano muito, ou o PS vai continuar na paragem à espera do autocarro que já passou…

terça-feira, 16 de julho de 2013

O prato do Crato…

O prato do Crato…

À semelhança do que acontece em todas as áreas, o atual Governo continua de vento em popa a empobrecer Portugal e muitos Portugueses, quer em termos económicos, quer culturais e sociais.
A nível da Educação tem sido uma verdadeira lástima, desde a perseguição aos professores até aos cortes vergonhosos, que originam uma desastrosa perda de qualidade da Escola pública, eleita por este governo como inimigo a abater…
Como o objetivo é destruir tudo o seja bem público, Crato está muito animado com as besteiras que tem feito! Nos exames de Português do nono ano conseguimos (imagine-se!) ter o pior resultado de sempre! Um record que Crato não deixará de salientar ao chefe quando for chamado ao “confessionário”… O resultado vexante conseguido pelos nossos jovens do 9º ano significa que eles escrevem pior, leem e interpretam pior, compreendem menos, etc., etc. ,  isto é, estão menos aptos para enfrentar o futuro!
Estamos para trás do tempo do “ler, escrever e contar”, metas  do Estado Novo, no tempo do outro senor, para a antiga 4ª classe!
Para o ministro Crato isso, claro está, é uma vitória, porque estando menos aptos, os jovens tornam-se mais dóceis e recetivos à “doutrina do empobrecimento” que é a “ cartilha” destes safados que nos desgovernam!
(Que há de ser de nós, perguntam eles a si próprios, quando todos os Portugueses forem minimamente cultos?)
É este o prato de Crato! Que o coma quem quiser, mas eu vou deitá-lo no caixote do lixo!

Post Scriptum
Em Matemática os resultados foram também muito fracos, comparados com os de outros anos.

É a vergonha nacional, servida pelo ministério da Educação, muito orgulhoso das suas metas! (a avaliar pelo sorridente ar patético com que o senhor ministro fala nas televisões)

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Coisas do destino…

Coisas do destino…
Por Celso Neto

Quando me ponha a “olhar” para o meu País, com o sentimento de tristeza e revolta facilmente identificáveis naquilo que vou escrevendo, já várias vezes tenho pensado no que teria acontecido se a D. Teresa tivesse abortado na gravidez do filho, Afonso Henriques, de sua graça.
Sei que se tal tivesse acontecido, não teria, certamente, permitido o destino que eu existisse e estivesse aqui, sendo esse para mim o grande e único benefício do facto de aquele filho ingrato ter lutado contra a própria mãe…
Durante os sessenta e três anos que levo de vida aprendi a amar Portugal. Fui à guerra, chorei de alegria com o 25 de Abril, festejei e combati pela Liberdade, envolvi-me politicamente e procurei ter uma participação social civicamente ativa e interventiva, estudei, constituí família, respeitei as Leis …. e de que me adiantou tudo isso, relativamente aqueles que nada fizeram ou viveram à margem da Lei ou que, dando largas ao seu egoísmo, apenas trabalharam em proveito próprio?
A classe política de novos ricos, muitos corruptos, que tirou “cursos superiores de colar cartazes e dizer ámen” instalou-se no poder e aos poucos matou o nosso SONHO e aniquilou a nossa Economia. Ficámos praticamente impedidos de ter esperança!
Quando vejo a sumptuosidade monumental das cidades espanholas que tenho visitado, a forma como o Estado Espanhol trata o Património e a maneira como os Espanhóis enfrentam a crise financeira (provocada pela Alemanha que lhes queria destruir a Economia, mas não consegue) confesso que nutro simpatia por Espanha!
Constata-se que é um país que investiu muito dinheiro proveniente das “descobertas”, contrariamente ao que fizeram os Portugueses que, tal como fazem agora, dividiram a “massaroca” pelos amigalhaços e o Reino ficou de tanga!
Quando olho para o miserabilismo de Portugal, o de agora e o de outros tempos recuados, fico na dúvida se o Destino não devia ter feito abortar a D. Teresa.
Talvez nessa altura não fosse tão difícil suportar o jugo espanhol como é agora suportar o alemão…

Post Scriptum

… e até podia ser que o Destino me tivesse feito nascer e viver noutro planeta, que é o que me apetece quando ouço o Passos, o Portas, o Cavaco e uns quantos mais, que para além do Sócrates, não enumero.

domingo, 7 de julho de 2013

BRINCADEIRAS DE MAU GOSTO

Brincadeiras de mau gosto
Por Celso Neto
Claro que não assisti à conversa que antecedeu o “acordo” Passos/ Portas, mas tudo indica que as palavras de Passos devem ter sido mais ou menos do género:
- Fica com a troika, dá cá a ministra, finge que és economista, eu finjo que sou 1º ministro, ninguém acredita, mas tem que ser assim….
- Aceito! Disse Portas com um brilhozinho nos olhos…
Sinto raiva e vergonha por Portugal estar a ser desgovernado por gentinha deste quilate. Estamos perante dois “fiteiros” sem competência, sem princípios e sem escrúpulos, que com o “manto” de Cavaco brincam com os portugueses como quem brinca com berlindes… Quer um quer outro são o símbolo da irresponsabilidade máxima, que apenas pensam em si próprios e no partido a que pertencem.
Tudo indica que vai gorar-se a possibilidade de os substituir por pessoas credíveis e responsáveis que existem nos partidos a que pertencem.
Espero que um dia venham a ser julgados e condenados pelos enormes prejuízos que causaram ao País com as suas “brincadeiras de mau gosto”!


Post Scriptum

Está na altura de Seguro treinar mais e mais intenso! Portugal precisa de um líder e não de um apanhador de canas…

sábado, 6 de julho de 2013

Portugal à deriva

Portugal à deriva

Portugal  está nas mãos de dois meninos birrentos… e de um velho que faz tudo o que lhe disserem, desde que não o chateiem muito! O triste espetáculo (que nos vai sair caro) proporcionado por Passos e Portas, que terminou da forma já conhecida, mostra bem o quilate da escumalha que nos desgoverna. Para fazerem isto, por que é que não se “entenderam na cama”, ou seja no segredo que as grandes questões de Estado exigem?
Ficou bem demonstrado que quer um quer outro trocam o interesse nacional por um prato de lentilhas, quando se trata de salvaguardar os seus próprios interesses!
José Seguro deve ter ficado radiante com esta solução! O PS quer ser poder, mas não quer que ele lhe caia do Céu!
Do  BE, do PCP e dos Verdes nem é bom falar. Se o governo caísse, nestas condições, o que havia de ser da “cassete”?

PostScriptum
Pobre Portugal!
Com estes troca-tintas vamos converter-nos num “regabofe internacional” !
Desta vez Cavaco não deverá prescindir do Alberto, porque “disfarçar” dinheiro e dívidas… é com ele!

Nas futuras ”palhaçadas europeias” que se adivinham, o senhor presidente tem que fazer tudo para recuperar o contributo de talentos como o Isaltino, o Lima, a Fátima, os Loureiros, o Jorge… e outros que bem sabemos!

Cambada de …

Cambada de …
Por Celso Neto

Tive sempre a sensação que este governo não estava à altura das circunstâncias e que mais tarde ou mais cedo não conseguiria manter uma linha de coerência que alicerçasse as suas decisões políticas.

Vítor Gaspar, o campeão da austeridade foi o primeiro a fugir, depois de ter destruído a nossa economia e uma boa parte das conquistas democráticas.

Paulo Portas seguiu-lhe as passadas, desferindo uma forte machadada na nossa credibilidade externa. Foi um fracasso como ministro dos negócios estrangeiros e este “amuo “ converteu-o no campeão da irresponsabilidade… porque se governar mal é “crime”, brincar com o governo de que faz parte é ainda pior! Voltou a ser o Paulinho das feiras… Trocou o interesse nacional pela possibilidade de ganhar meia dúzia de votos!
Saiu-lhe mal a brincadeira e vai ter que engolir sapos do tamanho de tartarugas gigantes!

Passos Coelho ficou com o “menino” nos braços e ainda acredita que é possível sacar mais aos que menos têm…

Cavaco mantém-se igual a si próprio… com os seus tabus!

Portugal está mergulhado no abismo e continua a cavar a sua própria sepultura!


Merkel e Cª continuam a faturar… de bolso cheio! 

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Caiu um monstro

Caiu um monstro
Por Celso Neto
A demissão de Vítor Gaspar é, para mim, a queda de um mostro insensível e incompetente patrocinada por um outro monstro não menos malvado e mentiroso – Passos Coelho de seu nome – que se escudava atrás das falsas previsões do seu lacaio para impor e prosseguir uma política ruinosa, que colocou Portugal no abismo, para satisfazer os interesses dos grandes especuladores financeiros, sem retirar um cêntimo às mordomias dos governantes e dos grandes capitalistas.
Esta demissão representa também o poder de Portas que desta forma se transformou no número dois do Governo, para impor o populismo que, a troca de um prato de lentilhas, permita manter uma legião de desempregados que “quebrem a espinha” a todos os que pretendam lutar pelos seus direitos. Quem ainda não se esqueceu de Portas na Moderna, sabe bem de que “personagem” se trata…
Gaspar foi, mais que Sócrates, um coveiro da nossa economia… Passos, mais que Portas, foi a pior coisa que nos podia ter acontecido, a seguir a Cavaco!
Portugal está entregue aos bichos! Temos que encontrar brevemente o antídoto da ruína!

Post Scriptum
Gaspar foi uma anedota em camara lenta, da qual só nos poderemos rir quando alguém fizer tudo ao contrário do que ele fez! Desejo-lhe um breve regresso para bem longe daqui.