segunda-feira, 30 de setembro de 2013

VAMOS A CONTAS

Vamos a contas

Penso que ninguém contestará se eu disser que o resultado eleitoral do PS Sátão, nestas autárquicas, ficou muito, muito, aquém do que seria desejável e possível.
Se não fosse a equipa liderada pelo António José Carvalho, que pela sua qualidade e trabalho desenvolvido, conseguiu um brilhante resultado, (embora beneficiando dos erros de Armando Cunha) o PS tinha ficado em branco nas Assembleias de Freguesia.
Para a Câmara os resultados foram os esperados, (mesmo para quem, como eu, contava com resultados melhores do CDS-PP, o que tornaria ainda piores os resultados do PS).
Para a Assembleia Municipal ficaram aquém das minhas expectativas. Contava que Acácio Pinto na Assembleia “arrasasse”, mas tal não aconteceu, em primeiro lugar, por se ter juntado a Bár tolo e também porque não são muitos os eleitores que “diferenciam” o voto. Mesmo assim, a diferença foi significativa, esperando eu que, nas próximas eleições, Acácio Pinto seja o candidato do PS Sátão à Câmara e consigamos, finalmente, ganhá-la.

Não era fácil vencer Alexandre Vaz, que na minha perspetiva fez um bom trabalho, mas com o candidato que escolheu, o PS nem conseguia ganhar ao burro do Firmino… quanto mais a Alexandre Vaz, que saneou as contas e tem feito algumas obras (as possíveis, como ele diz) por todo o concelho.
Tudo tem que mudar no PS Sátão!
Devem ser criadas condições para os militantes mais antigos voltarem ao partido e eleger alguém que saiba liderar e meter na ordem os aprendizes de ditador que tomaram conta do PS Sátão (com a conivência do PS distrital, que gosta muito de assobiar para o lado).
Atualmente o PS Sátão é, basicamente, um pequeno grupo ávido de poder, recheado de esfomeados políticos a quem ninguém reconhece valor, à espera de uma côdea, que os empurre para a fama… Se alguém souber e me diga quantas vezes reuniu e para quê o PS Sátão, nos últimos oito anos, eu agradeço, porque sou militante e nunca recebi convocatórias, não sendo para votar.
Enquanto assim for, o PSD agradece!

Post Scriptum

Parabéns ao Tó Zé Carvalho e à equipa que lidera que, mesmo nestas circunstâncias, alcançou uma brilhante vitória.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Senhor: valei-nos!

Senhor: valei-nos!

Depois de falharem todas as previsões
Os aldrabões
Já nos ameaçam com 2º resgate…
Que gentinha de baixo quilate!

A brincadeira continua
Mas Cavaco não põe Passos na rua!
Tanta insensatez e incompetência
Esgota-nos a paciência!
Acabrunhado e com ar triste
O Zé Povinho ainda resiste
À procura do que não existe…
Cultiva-se o elogio ao disparate
Que gentinha de baixo quilate!

As mentiras são tantas
E de tamanho tal
Que já não há mantas
Para tapar o pantanal…
Nem peneira
Que disfarce tanta asneira!
Em arrogância ninguém os bate
Que gentinha de baixo quilate!

A falta de palavra do 1º ministro
É algo nunca dantes visto!
Enquanto se agitam bandeiras
Nas ruas, nos pavilhões e nas feiras
Portugal vive dias amargos
A empobrecer a passos largos
Com Portas e Passos a dizer
Que já estamos a crescer!
Mas isso é algo que ninguém nota
E por isso pergunto: Não será batota?
Com tanta gente boa que há nos Partidos
Por que nos haviam de calhar estes bandidos?

É preciso tocar os sinos a rebate
E escolher pessoas de alto quilate!
Há dias de azar…
Mas Portugal precisa mesmo de mudar!


Post Scriptum
Foi um dia muito infeliz
Quando elegeram esse “meretriz”
Gavião… disfarçado de perdiz!

domingo, 22 de setembro de 2013

Ninho de lacraus


Ninho de lacraus


Portugal está a ser espoliado
E assim não vamos a nenhum lado…
Os remediados estão a ficar pobres
E os falsários cada vez mais “nobres”!

À mentira chama-se incorreção factual
O empobrecimento é o desígnio nacional
Vivemos no “Reino do faz de conta”…
Este Governo é uma afronta!

Ninguém mexe nas mordomias douradas
Adquiridas em tempo escasso
Sem princípios nem critério

Passos e Portas, novamente de mãos dadas
Apertam-nos, à volta do pescoço, o laço
Insultando e mentindo com ar sério…


domingo, 15 de setembro de 2013

As palermices de Crato e Cª

As palermices de Crato e Cª

Num leque alargado de “personalidades” a quem Deus compensou com “lata” a falta de massa cinzenta, Nuno Crato é, talvez, o maior atentado à inteligência dos portugueses, nos últimos tempos.
As declarações que profere e a leviandade com que o faz, se não fossem tão tristemente graves, seriam motivo de risota e ocupariam lugar de destaque no anedotário nacional.
Diariamente somos bombardeados com um chorrilho de cretinices ministeriais…
Quando o Governo fica mudo e quedo, os reflexos positivos na Economia são visíveis! Se o Crato estivesse calado, tudo correria também melhor! Quando abre a boca, entra mosca ou sai asneira!
Defensor acérrimo do método “todos à molhada” dentro das salas de aula, para poder dizer que tudo decorre com normalidade, teima em nos insultar com as suas baboseiras, acompanhadas daquele risinho cínico, caraterístico dos incompetentes.
Entregue a gentinha deste jaez a Educação está seriamente comprometida e ameaçada e daí só pode resultar “coisa má” para todos, pois nos tempos de hoje, um País cujos desgovernantes militam no analfabetismo, limitar-se-á sempre a cruzar os braços, lamentando a sua triste sorte, incapaz de dar os passos que permitam inverter a situação.
Em vez de fazer as reformas que resolvam os problemas do abandono e do insucesso escolar (amplamente identificados), Nuno Crato, num raciocínio simplista, próprio dos tacanhos, considera que se gastamos dinheiro na Educação e os resultados não são os esperados, vamos gastar menos, porque para obter maus resultados não é preciso gastar muito… Nem mais nem menos do que faria um jerico dos que antigamente carregavam as taleigas no lombo! (que, pelo menos, saía mais barato, porque se deslocava a pé!)
O retrocesso na Educação é uma vergonha para Portugal! Enquanto se mantiver a impunidade dos verdadeiros responsáveis pela crise que nos atingiu, reduzir na Educação é um crime!

Que grande desilusão
Que infeliz fado tivemos!
A Alemanha vai de avião
Portugal… de barco a remos!

Condenados à pobreza
Pelos lacaios da chanceler
Vamos cantando a tristeza
Porque é assim que Deus quer!

A Alemanha saqueou e destruiu
E na altura em que faliu
Teve ajuda e perdão

Mas agora que estão bem
Esses grandes filhos… da mãe

Não perdoam um tostão!

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Porcos, porcos, porcos

Porcos, porcos, porcos

Vou hoje falar acerca dos responsáveis pelos cortes nas pensões de reforma de quem descontou uma vida inteira (sem fuga possível) para a CNP e que hoje se vê espoliado dos seus direitos:
porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos, porcos…~

Post Scriptum
Tanto porco, tanto porco… põem um homem quase morto!

… e o povo atrasado finge que não vê e olha pró lado!

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

A MALDIÇÃO DOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

A maldição dos incêndios florestais

Muito se tem falado de incêndios florestais, neste ano da graça de 2013, fértil em acidentes mortais.
Este flagelo que dizima a nossa desordenada e maltratada floresta e que se agrava ano após ano, transformou-se numa maldição que nos acompanha, uma “fatalidade” dos meses de verão, altura em que muitos portugueses vão a banhos e ficam menos sensíveis (indiferentes) aos dramas que se vivem no mundo rural.
Das múltiplas análises e debates que vi e ouvi, curiosamente, não ouvi nenhuma que se referisse aos incêndios como uma indústria, um negócio onde se cruzam e interligam altos interesses que enchem os bolsos de dinheiro a uns quantos (poucos) e alimentam uma “máquina “ bem montada de médios e pequenos” interesses” onde ainda existe inocência e voluntarismo, que foram fatais para sete bombeiros, até agora.
Confesso que me causam náuseas os galões, medalhas, emblemas, distintivos, condecorações, pines e outros pendericos que ornamentam as fardamentas que os “chefões da especialidade” garbosamente ostentam, como comprovativo da sua competência para o desempenho das nobre missão que algumas vezes por divina graça, lhes foi atribuída…
Não seria mais fácil e prático que aqueles “valerosos” usassem apenas roupas de cores diferentes e guardassem as vaidades para os dias de festa? Para o chefe mor ficaria reservada a cor preta, símbolo do luto permanente por aqueles que pagam com a vida a sua vontade de servir.
Porventura, já pensámos no que aconteceria se não houvesse incêndios em Portugal? Fazemos ideia do que seria apostar na prevenção, canalizando para ela metade dos recursos que o combate mobiliza, mais aqueles que resultariam do aproveitamento do produto da limpeza das matas?
E quanto valeriam os ganhos ambientais?
O incêndio que consumiu uma vasta área florestal nos concelhos de Sátão e limítrofes ajudou-me a compreender melhor como funciona a indústria dos incêndios. Quando as coisas atingiram proporções dramáticas incontroláveis, surgiram meios aéreos em grande abundância!
Hipocrisia qualificada!

 Post Scriptum
Honra e glória aos Bombeiros que morreram e a todos os que diariamente combatem os incêndios. Um abraço solidário de condolências às famílias dos que partiram….

Aqui fica também o meu veemente repúdio à forma como os sucessivos desgovernos encararam e encaram a problemática dos incêndios florestais.