sábado, 26 de abril de 2014

“Eles comem tudo”...

Protegidos com a capa de Abril
Os ladrões são mais de mil
Saqueiam Portugal de lés-a-lés
Sempre ao sabor das marés!
Passamos a vida a andar para trás
Mas para eles tanto faz!
O deles está certo e garantido
O Povo é que está f...

Sorridentes e engravatados
Transpiram mentira por todos os lados
Falam num Portugal renovado
Mas não acertam uma...sai sempre ao lado!
Apregoam diálogo e compromisso
Mas o Zé Povinho já não vai nisso!
A máquina de propaganda está montada
Mas não lhes vai valer de nada...
O lugar deles é na sanita
A levar em cima com a “dita”!

Puseram Portugal de mão estendida
Com as pessoas a dizer mal da vida...
Pedem dinheiro para pagar juros
E receberem bons salários...
Imbecis, cretinos dos mais puros
Cambada de falsários!

Lacaios de perversa mente
Espalham pobreza e vão em frente
Usurpam benesses e mordomias
Semeiam injustiça todos os dias!

Campeões da demagogia
Insistem no empobrecimento como única via!
Já começaram a espalhar ilusões
Porque vêm aí as eleições!

Apostam num regresso ao passado
De Fátima, Futebol e Fado!
Enchem a boca com Democracia...
Maldita hipocrisia!

Sem Pão, Saúde e Educação
Para onde vai a Nação?

A Justiça canta em falsete
Com os meritíssimos a dançar minuete
Os advogados a tocar concertina...à desgarrada
Triste sina...ninguém faz nada?

De olhos postos
Nos impostos
Os governantes e outros dirigentes
Esfregam as mãos de contentes
Para eles e outros figurões
A “gamela” tem milhões
Dizem que a crise é coisa séria
Sempre a empurrar-nos prá miséria!

Quando lhes convém
Dizem que tudo vai bem
Mas nos bolsos das famílias não há vintém!

Não querem saber dos que estão mal
O que é preciso é consolidação orçamental!

Portugal é um “cemitério”
A fazer recordar os tempos do minério!
Os pantomineiros, novos-ricos
Revestem a ouro os penicos...
O Povo anónimo morre à míngua!

Já só falta cortar-lhe a língua!

sexta-feira, 25 de abril de 2014

A culpa foi do muro...

Lamentavelmente a vida de três jovens universitários, em Braga, foi precocemente interrompida por praxes estúpidas, lamentáveis e completamente ao arrepio daquilo que deviam ser as praxes académicas. Desta vez tratava-se de uma “guerra entre cursos”, como se isso seja algo que contribua para a integração e bem-estar dos caloiros...
A sociedade não pode admitir que meia dúzia de “marginais” despejem as suas loucuras e complexos sobre os colegas que estão a chegar à universidade.
Existe uma infinidade de atividades sensatas, “bonitas” e formativas que podem ser feitas, que não violam a integridade física ou mental dos estudantes, mas pelos vistos essas não estão ao alcance intelectual dos organizadores, muitos dos quais consideram a Universidade uma casa de “repouso”, interrompido pelo lazer da boémia...
A vida é um bem demasiado precioso para ser colocada em risco desnecessário, mas a teimosia da parvoíce e da violência sobrepõe-se ao bom senso! O lobby já se prepara para atribuir as culpas ao muro e ao seu proprietário... (fala-se já em queixas dos moradores e comerciantes contra a sua degradação!)
Melhor seria que se averiguasse o quê e quem provocou a degradação do muro e se punissem os autores, se os houver, porque um muro não se auto destrói facilmente.
Aquele muro, suponho eu, não foi feito para dar apoio às praxes académicas, não estando, portanto preparado para suportar grandes agressões ou vandalismos).
Já nada restitui a vida aos três jovens que morreram, mas nunca é tarde para apostar na prevenção deste tipo de acidentes...
A responsabilização dos organizadores das praxes é apenas uma medida, mas pode fazer toda a diferença... Voluntária ou involuntariamente, quando são ultrapassados os limites da segurança ou do bom senso e as coisas correm mal, são eles os primeiros a ter que responder por isso.
Preparar uma praxe não é tarefa para ser feita em cima do joelho ou ao sabor do improviso! Muito menos por quem se desabituou de pensar e estudar, como é o caso dos veteranos que somam sucessivas matrículas e nada estudam, contribuindo apenas para a degradação da sociedade! Esses parasitas devem ser condenados, mas em vez disso são idolatrados!


Post scriptum
Num gesto de total irresponsabilidade a Universidade do Minho proibiu a realização de praxes no interior da Faculdade, em vez de exigir aos alunos que elas decorressem no seu interior, sob o seu rigoroso controlo, não permitindo abusos. Claro que “lavou” as mãos, mas está com o resto do corpo todo sujo, nesta tragédia.

Sentidas condolências para os familiares das vítimas.


terça-feira, 22 de abril de 2014

Portugal aos quadradinhos (episódio 2)

Onde se esconde a corrupção em Portugal?
Nos Tribunais? Certamente que não! Alguma vez viram quatro paredes corruptas? Só mesmo pessoas de má-fé podem desconfiar da idoneidade e isenção do mais poderoso órgão de soberania.
No Fisco? Certamente que não!
Estou em crer que o Fisco poderá deixar passar na “malha”, meia dúzia de meias lecas, mas isso, quase nada significa. As grandes empresas e os grandes capitalistas, tal como procedem em outras áreas, cumprem rigorosamente o seu objeto social!
Nos Juízes? Certamente que não!
Alguma vez seria possível que alguém, a quem é confiado o direito de julgar, se deixasse corromper?
No Governo? Certamente que não!
Os atarefados servidores da causa pública não têm tempo para ser corruptos. Onde é que já se viu um governante ser corrupto.
Nos grandes gabinetes de advogados? Certamente que não!
Como poderiam os zelosos fazedores e defensores da lei ser corruptos?
Nos ex-ministros e ex-governantes? Certamente que não!
Essa gente de alta estirpe e fino trato, não vende lebre por gato.
Nas Autarquias? Certamente que não!
Os servidores do Povo e arredores sempre repudiaram “atos menores”.
Nas Fundações? Certamente que não!
Os fervorosos agentes do saber, do interesse nacional e da Cultura são gente pura.

Cá para mim, ela vive escondida nos bolsos dos pobres, dos famintos, dos beneficiários do rendimento de inserção social, dos desempregados e dos funcionários públicos. Alguma esconde-se debaixo das pedras, nos rios e no mar.
Não me causa estranheza que os gatos, os cães e as galinhas sejam perigosos corruptos.


Post Scriptum
Soube hoje pelos jornais que uma juíza deixou atrasar oito mil processos. Cinco dos processos que prescreveram lesaram o Estado em 72 milhões de euros.
 A meritíssima foi alvo de um processo disciplinar que culminou na pena mínima.
Afinal a Justiça funciona, porra !!!!!!


sábado, 19 de abril de 2014

Portugal aos quadradinhos (episódio 1)

A vergonhosa atuação de sucessivos governos, contra os mais fracos e necessitados, atingiu o seu expoente máximo com o atual governo PSD/CDS-PP, protagonizada por dois doutos incompetentes que dão pelo nome de Passos Coelho e Paulo Portas, “troféus” que o capital especulador tirou da cartola para nos fazer regredir várias décadas e assim aumentar significativamente os seus obscenos lucros.
Portugal é hoje um país destroçado, que tem que pedir dinheiro para pagar juros! Gostaria de ver nessa situação, entre muitos outros, o conceituado economista Cavaco Silva, para ver como é que fazia para sair da pobreza... É que, a minha inteligência não me permite alcançar como é isso possível, se não lhe forem dadas condições para um forte investimento produtivo que lhe permita pagar a dívida e os juros. No seu sábio quase analfabetismo, o meu pai sempre me disse que quem pede dinheiro para pagar juros, está arruinado, e “a cavalo morto cevada ao rabo”!
A “máquina de propaganda” quer-nos fazer crer que estamos no bom caminho com estes níveis insuportáveis de austeridade, mas o País real bem sente que assim não vamos a lado nenhum! Claro que Passos, Portas e Cavaco não são os únicos culpados. Antes deles já houve outros, mas quem assume a responsabilidade de governar não pode passar a vida a culpar os outros, como faz a “orquestra” do PSD/CDS sob a batuta de Cavaco.
O PS do futuro, sobre quem vai cair a responsabilidade de governar, (penso eu) tem que ser um PS diferente que suporte um governo diferente dos anteriores. A determinação e a competência têm que ser evidentes aos olhos dos portugueses. A Política não pode ser “gato escondido com o rabo de fora”. A governação tem que ser orientada no sentido de um Estado Social que proteja e responsabilize TODOS os portugueses. Precisamos de criar empregos, mas no setor produtivo e não no “ar condicionado” dos gabinetes. A mão de obra altamente qualificada dos nossos jovens tem que ser posta ao serviço de Portugal e não ser obrigada a emigrar para ir desenvolver outros países.
O PS tem que anunciar e discutir com a sociedade civil (e não apenas no Partido) um Plano Estratégico que comprometa e responsabilize quem o executa! A “jota” tem que deixar de dar acesso automático ao poder! A promiscuidade dos governantes com o grande capital financeiro tem que acabar! A decisão tem que ser obra de verdadeiros cidadãos e não de “correias de transmissão” que apenas buscam o interesse próprio!
Os Partidos Socialistas Europeus têm que trabalhar arduamente, em equipa, porque a crise é de dimensão Europeia e não de cada País isoladamente! A função de Deputado Europeu tem que deixar de ser um prémio para os que “incomodam”! A articulação do PS Nacional com os Deputados Europeus é fundamental!

Post scriptum
Estão próximas as Eleições Europeias. Em minha opinião, os portugueses têm que dar um sinal inequívoco do seu descontentamento com as políticas que este governo abraçou e, teimosamente, quer manter. É evidente a “qualidade” da teimosia do governo, mas Portugal não precisa de teimosos, precisa sim de ser governado por pessoas competentes.
Já nada se pode esperar deste “ninho de lacraus”. Parece que, agora, a tática é um Secretário de Estado anunciar uma “baboseira” qualquer, para ser desmentida por um Ministro e depois ser decidida uma baboseira muito próximo da anunciada...

Até quando vamos tolerar que brinquem com a nossa dignidade?

sábado, 12 de abril de 2014

Do Vasco à Assunção...

O Vasco pensa que lhe devem tudo... a Assunção pensa que não deve nada a ninguém!
São as duas faces do oportunismo, do chico espertismo, da poupa que aproveita o ninho dos outros, onde se limita a fazer as suas malcheirosas necessidades...
Vasco é um nababo que sonhou ser gente, que viveu sempre à custa das benesses que o 25 de Abril lhe deu... Assunção ‘e um verme, reformado de tenra idade que aproveitou os seus dotes para “desvirtuar” a democracia.
Vasco é uma “vergonha militar”! Assunção é uma vergonha nacional!
Para ter futuro, Portugal tem que viver sem Vascos nem Assunções, porque quer um quer outro pensam que nos fazem um favor por terem nascido!
Assunção peca por desrespeito e devia ser demitida! Vasco peca por vaidade e deviam ser-lhe retiradas as mordomias!

 O Estado alimenta muitos chulos... Vou continuar a tentar encontrar um cognome para estas duas célebres personagens. Dela pouco mais sei que dorme muito bem, (a avaliar pelo seu ar fresco de reformada) dele apenas sei que tem muito peso (a avaliar pelo seu volume).

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Meu Portugal lindo...

Abraça o mundo inteiro com ternura
Trata as crianças e os velhos com doçura
Honra e faz jus ao teu valor acumulado
Impõe que tudo seja negociado...

Não te deixes abater
Acredita que vais vencer!
O futuro não é uma miragem
Chegou a hora da coragem!

Orgulha-te da tua Historia
Sorri e faz-te ao mar
Luta contra ventos e marés

Recorda os momentos de Glória
Não te deixes enganar...

Não troques a cabeça pelos pés!

domingo, 6 de abril de 2014

Portugal, meu amor

Portugal de Camões e outros poetas
Porque nos haviam de calhar tantos patetas
Especialistas em truques e jogo escuro...
A comprometer o nosso futuro?

Enquanto uns ficam com as migalhas
Vivem incólumes os canalhas
Corruptos, encobridores, reis da mentira
Usurpadores de milhões que ninguém lhes tira!

Com as fortunas salvaguardadas em off-shores
Ninguém lhes vai à mão, porque a justiça
Quando lhes chega à porta...pára ou enguiça!

Disfarçados de honestos senhores
Querem a todo o custo ser doutores

E para enfeitar o “ramo”...vão à Missa! 

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Pátria, minha amada!

Sonha Pátria minha...canta e sorri!
Deixa a magia entrar em ti
Não deixes que a tristeza te destrua
Despe os preconceitos, fica “nua”!

Não percas o “jeito” de criança
Voa com asas de Esperança
Solta as amarras, salta o muro
Vive o presente, projeta o futuro.

Faz do amor a tua arma invencível
Teima no que parece impossível
Tenta perceber o que se passa

Luta, resiste, vence a desgraça
Respira o perfume do tempo que passa.

Não te transformes em “coisa insensível”