sexta-feira, 28 de outubro de 2016

SILÊNCIO! Vai a passar a Educação Física…

SILÊNCIO! Vai a passar a Educação Física…
Por Celso Neto


Com a revalorização da Educação Física a ser levada a cabo pelo atual Governo, começam a esboçar-se as primeiras reações de discordância no seio de algumas “ilustres e respeitáveis famílias”, onde é habitual e “chique” desvalorizar completamente a importância (hoje inquestionável em todo o mundo, moderno e civilizado) da Educação Física, a que, por analfabetismo chamam “ginástica”…
Muitas vezes contra a vontade das crianças e dos jovens, são esses papás que se dirigem ao médico, para que seja encontrado um motivo que dispense o seu filhinho da participação prática nas aulas… (tive o privilégio de ler as “melhores anedotas da minha vida” em atestados médicos, sendo as melhores aquelas que diziam respeito ao banho no final da aula e à proibição de determinados ”exercícios”)
Com a nova Lei que atribui à Educação Física “peso” igual ao das outras disciplinas na nota final do Secundário, não sei qual vai ser a estratégia dos papás e das mamãs que consideram que o corpo do seu filhinho só “vale” dos ombros para cima, para “livrarem” os seus rebentos do “vexame” de serem avaliados nas suas capacidades psicomotoras e afetivas…
Não vai ser fácil arranjar “explicações” onde, sentados entre quatro paredes, aprendam a jogar, a relacionar-se, a executar algumas habilidades, a ter raciocínio prático, a aceitar derrotas e vitórias, a ser fisicamente ativo, a ser saudável, tolerante e solidário, a integrar-se num grupo e lutar por um objetivo, a divertir-se e ser feliz, … a ter mente sã em corpo são! Resta (a meu ver) a esses papás e mamãs (pedantes, ultrapassados e ignorantes) motivar os seus filhos para serem iguais aos filhos dos outros, cada um com as suas capacidades e preferências, sendo que em termos de vida presente e futura a Educação Física proporciona uma série de aprendizagens que muito contribuem para o ser humano ”total”, que todos devemos ser!
Reconheço a enorme importância do Português, da Matemática, da Física, da Química, da História, da Filosofia, das Ciências, das Línguas Estrangeiras, das TIC…na formação integral das crianças e dos jovens e respeito, admiro e louvo o esforço dos alunos que diariamente estudam para ter boas médias no final do ano e conseguirem entrar no curso que escolheram, mas … de que vale isso num corpo debilitado e frágil com uma mente que não “alcança” para além do próprio umbigo? É que, qualquer dia nem para políticos servem!


Fica aqui registado o meu reconhecimento e agradecimento aos mentores desta iniciativa legislativa. Nos tempos de hoje, lutar contra o sedentarismo e o isolamento que caracteriza a vida de muitas crianças e jovens, pode não ser a preocupação de alguns, mas é um dever de todos nós!

terça-feira, 25 de outubro de 2016

A GERINGONÇA E A CARANGUEJOLA

A GERINGONÇA E A CARANGUEJOLA
Por Celso Neto

A direita não gosta
Da geringonça do Costa…
Mas a geringonça vai lançada
E a caranguejola continua parada!
Bem fingem, mas coitados…
Estão desfasados… ultrapassados!
Ainda estão no século vinte
Falta-lhes perfil e requinte…
Desconhecem a solidariedade e os afetos
Socialmente são analfabetos!

Mesmo com erros e limitações
A geringonça vai conquistando adesões
Enquanto a caranguejola com os seus venenos
Vai sendo…cada vez menos!
Perderam o humanismo e abraçaram o individualismo
São os campeões do golpismo e do cinismo!

As suas análises são pura verborreia
Só pensam no seu pé de meia…
Dizem uma coisa e fazem a oposta
O que está mal… a culpa é do Costa!
A sirigaita a garnisé e o Passos
Só querem criar embaraços
De cabeça perdida e vazia
Desesperam dia após dia
Não os satisfaz coisa nenhuma…
Mentem, caluniam…não acertam uma!

Peço ao Governo e à maioria
Que se mantenham em harmonia…
Que não lhes falte Sabedoria!
Oh Catarina: - Sem perderes o norte…

Dá-lhes forte!

domingo, 23 de outubro de 2016

NAS MARGENS DO FUTEBOL

NAS MARGENS DO FUTEBOL
Por Celso Neto


Enquanto simpatizante do Benfica, fico muito satisfeito com o desempenho “amoroso” de Pinto da Costa, pois a crescente diminuição de “exclusividade” com o FCP tem dado frutos para o clube da minha simpatia.
Devo desde já adiantar que não é pessoa por quem nutra grande simpatia, mas goste-se ou não, Pinto da Costa é um homem que faz parte de uma “tipologia” cada vez mais rara… Ficava bem mais triste se Pinto da Costa … (é isso mesmo, senhoras fufas e senhores paneleiros)
Atribuo a instabilidade da sua vida amorosa ao risco provocado pelos atributos e a grande diferença de idades das mulheres que se apaixonam por ele e por quem se apaixona também. (Uma coisa é pilotar um CESSNA, outra bem diferente é pilotar um AIRBUS...)
Aparentemente, as últimas companheiras de Pinto da Costa não foram “proveitosas” ao desempenho da Equipa de futebol, mas isso pode ser uma simples coincidência.
Aguardemos para ver o que vai acontecer durante o “reinado” de Sílvia Costa que com os seus quarenta e três anos vai suceder a Fernanda Miranda com trinta primaveras apenas.
Os motivos, só eles os sabem e só a eles dizem respeito!
Já ouvi acerca da vida amorosa de Pinto da Costa as maiores perversidades… Sobre isso, direi apenas que seria ótimo que cada um olhasse para debaixo do seu telhado.



sexta-feira, 21 de outubro de 2016

PEDRO DIAS

PEDRO DIAS
Por Celso Neto


Pedro Dias é manchete nos jornais e canais televisivos. É a “novela” mais barata que temos, com todos os ingredientes para a mediocridade de uma sociedade onde quem trabalha tanto pode ganhar quinhentos como quinhentos mil euros por mês,  que meia dúzia de filhos da puta nos tentam vender como justa!
Por mais voltas que dê ao meu “entendimento” não consigo perceber o mediatismo que está a ser dado ao caso Pedro Dias, ou melhor, não consigo compreender a complacência das autoridades competentes perante a presença de uma comunicação social que transmite ao minuto toda a ação das forças de segurança destacadas para o local.
Não haverá na nossa Constituição um pequeno paragrafo que salvaguarde a possibilidade de a comunicação social poder ser impedida de transmitir seja o que seja sobre a investigação de um crime?
Para que serve aquele aparato todo de viaturas e homens fardados?
Será que os competentíssimos chefes das nossas forças de segurança não descortinam que não estamos em New York?
A quem interessa todo este mediatismo?
À segurança das populações não é certamente, porque como se tem visto, Pedro Dias chega sempre primeiro, o que significa eficácia zero do dispositivo montado, com a comunicação social a prestar todas as informações necessárias para que Pedro Dias possa ser ajudado sem grande risco, por amigos ou por quem quer que seja.
Pedro Dias não é um homicida qualquer! As razões que o levaram a cometer estes crimes horrendos só ele as pode revelar se for capturado.
Há que dar tempo ao tempo e deixar trabalhar as forças de segurança com calma e tranquilidade, fora da pressão mediática. As câmaras e os “diretos” só atrapalham a investigação!
Os donos dos media, os diretores de informação e muitos senhores jornalistas têm que aprender a ser gente! A avidez por um “direto” da captura de Pedro Dias é ignóbil! Há de faltar muito pouco para que se transmita uma “morte e direto” a troco de uns tostões pagos a uns familiares se escrúpulos.

Compete aos políticos não deixar transformar Portugal numa República das bananas, pondo um ponto final na coscuvilhice doentia que é apanágio de um Povo macambúzio e triste!

sábado, 15 de outubro de 2016

O CIRCO

O CIRCO
Por Celso Neto

Depois de terem enganado com promessas falsas os Portugueses, de não terem resolvido nenhum problema estrutural de Portugal com a brutal austeridade imposta a quem trabalha por conta de outrem, sobre os funcionários públicos, sobre os reformados e pensionistas, os farsolas do PSD e do PP falam agora como se nada tenham a ver com a situação dificílima em que Portugal se encontra!!! É deplorável!
Fracassadas todas as tentativas da “caranguejola” para descredibilizar o governo perante a União Europeia e o Mundo e de ridicularizar a Esquerda Portuguesa, os “falsários”, mesmo assim, continuam a sua cruzada dizendo que não vão ser cumpridas as metas e que a Economia cresceu abaixo do previsto. No tempo em que governavam a nossa Economia era influenciada pela Economia da zona Euro, dos EUA e de todo o mundo, mas agora querem que Portugal cresça sozinho!!! É indigno!
Esquecendo-se do brutal aumento de impostos que fizeram (as palavras são desse “génio da desgraça, de má memória” Vitor Gaspar), acusam agora António Costa (que tem vindo a amenizar as asneiras que fizeram, repondo rendimentos que foram saqueados) de aumentar impostos, não cumprindo o prometido!!!É confrangedor!
Sem argumentos e sem ideias para apresentar propostas, a Direita limita-se nesta discussão do OE a fazer “rábulas” e a dar-nos um espetáculo de circo de baixíssima qualidade. Cristas e Coelho são o expoente máximo da miséria franciscana ideológica em que vivem os partidos a que presidem.

P.S. - É possível haver cada vez mais ricos e manter a dignidade das pessoas que trabalham. Tratar as pessoas como meros números só passa pela cabeça de atrasados mentais que, não sei como, são eleitos líderes partidários.
António Costa bem pode levantar aos mãos para o céu e pedir que Coelho e Cristas se mantenham à frente do PSD/PP

sábado, 8 de outubro de 2016

PESSOAS

PESSOAS
Por Celso Neto

Pessoa não é só quem tem fortuna
Seja analfabeto, doutor, de direita ou comuna…
Mas… Pessoa com direitos e deveres…
Que não pensa só nos seus haveres!
Há pessoas boas e pessoas más
Umas que vão à frente e outras que ficam para trás!
Os desumanos são pessoas ou simples animais
Sem qualquer respeito pelos demais?
Os que voluntariamente só sabem fazer sofrer
Têm direito a viver?
E os “monstros”? São pessoas ou “farrapos”?
Devem ou não ir para o cesto dos trapos?
Os pedófilos, os “mata inocentes” e os “donos da guerra”
Merecem andar à face da terra?
O que fazer com os malfeitores
Especialistas em horrores?
E com aqueles que batem no peito e vão à missa
E só praticam a injustiça?

As PESSOAS depõem as armas e abraçam os valores da Paz
A raça, a religião, a ideologia, a profissão… tanto faz!


quinta-feira, 6 de outubro de 2016

CARTÃO VERMELHO PARA OS GOLPISTAS


CARTÃO VERMELHO PARA OS GOLPISTAS
Por Celso Neto

Está de parabéns a ONU
Mandou os golpistas apanhar no cu!
O fedor não anulou o perfume
A competência de Guterres tornou-o imune!
Houve Portugueses envolvidos na golpada
Mas por não serem credíveis, não valeu de nada!
O mundo reduziu à insignificância
Os miseráveis que se vendem por ganância!

Ganhou o bom senso e a competência
Houve critério e transparência!
Perdeu o golpismo e a hipocrisia
Os manobradores estão a morrer de azia!
O PP/PSD e o Durão
Ficaram a lamber sabão!
São hipócritas suficiente para felicitar o vencedor
Mas naquelas cabeças só existe rancor!
Eles só querem ver Portugal no abismo
Já nem conseguem disfarçar o seu cinismo!
São uns tristes! Arautos da desgraça!
Engulam o vomitado…que isso passa!

Parabéns ao novo Secretário Geral
São Homens assim que honram Portugal!
Felicidades para o árduo trabalho que o espera…

Por haver cretinos, não acaba a Primavera!

terça-feira, 4 de outubro de 2016

O IMI QUE NASCEU DUAS VEZES

O IMI QUE NASCEU DUAS VEZES
Por Celso Neto

A ser verdade o que circula na comunicação social
O nosso ex presidente portou-se muito mal…
Durante quinze anos só retirou da algibeira
Metade do IMI da casita de Albufeira…

Claro que isto foi um lapso inocente
Apesar de pouco “adequado” à função de presidente
Mas, um homem tão sério sem dúvidas e enganos
Seria incapaz de causar voluntários danos…

Em 2015 liquidou a diferença de valores
E ficou tudo resolvido, meus senhores…
Em gente importante não há má fé!

A má fé é apanágio dos “pobretanas”
Que são um bando de “malfeitores sacanas”

Vulgarmente apelidados de “ralé”!

sábado, 1 de outubro de 2016

A CARANGUEJOLA DO PASSOS

A CARANGUEJOLA DO PASSOS
Por Celso Neto

Despistou-se a caranguejola conduzida pelo Passos
Ia com tal velocidade que ficou em pedaços!
Uma roda para cada lado
E o volante não foi encontrado
Era uma curva e meteu a direito
O motor ficou desfeito!

A carroçaria ficou em bocados
Havia feridos por todos os lados
Uns gritavam por socorro
Outros choravam “eu assim morro”!
A maioria dos feridos culpava a geringonça pelo desastre
Diziam: “Foi o Costa, esse traste!
Alguns diziam: Não! Não! A culpa foi nossa!
Que aceitámos “puxar à carroça”!
Passos vociferava palavrões
E gesticulava em todas as direções
Berrava: “Aquele filho duma tia”
Mandou mandou às malvas a nossa maioria
Aliou-se ao Bloco e à CDU
E mandou-nos apanhar no cu!
Amarrou-nos com uma trela
Sem hipóteses de alimentar a nossa clientela
A coisa está a ficar preta…
Temos que reconquistar a “teta”!

O mal é que aqueles filhos da mãe
Continuam a governar bem
E o povo já não aceita
Ser governado pela direita!

Como não sabemos o que fazer
Vamos continuar a maldizer
Pode ser que a Europa
Os obrigue a cair na bancarrota!

Ouviu-se berrar lá ao fundo
Isto é o fim do mundo!
Tenho esperança que a Alemanha
Engendre uma artimanha…
Mas se a Merkel for “de vela”
Ficamos sem “gamela”…

Nisto…ouve-se a Cristas a dizer:
- Isto assim não pode ser!
Temos que encontrar uma saída
Estamos a ficar mal de vida!
Sem “tachos” para distribuir pelos amigalhaços
O que vamos fazer, oh Passos?

Deixa isso comigo, minha amiga
Eu estou na “corrida”
E tenho a língua comprida
Nisto aparece o Rangel e exclama: Isso dizes tu!

Mete, mas é, a língua no cu!